PRESIDENTE DO GABINETE DE OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA E SAÚDE, CRISTIANO GALINDO, ACOMPANHADO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, DR. ROGÉRIO TAVEIRA, LANÇA PROGRAMA ENDEMIAS EM AÇÃO PARA COMBATE A DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPT E ESCORPIÕES, EM TRINDADE

PRESIDENTE DO GABINETE DE OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA E SAÚDE, CRISTIANO GALINDO, ACOMPANHADO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, DR. ROGÉRIO TAVEIRA, LANÇA PROGRAMA ENDEMIAS EM AÇÃO PARA COMBATE A DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPT E ESCORPIÕES, EM TRINDADE

Secretário Rogerio Taveira destaca que ação se inicia em conjunto com programa “Prefeitura Trabalhando Para Você e Pelo Futuro de Trindade”, em que equipes de servidores trabalham nas frentes de serviços diariamente, com limpeza de ruas, roçagem e retirada de entulhos. Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias terão acesso a residências para identificar focos do mosquito transmissor da dengue e Chikungunya, bem como presença de animais peçonhentos

 A Prefeitura de Trindade lançou, na segunda-feira (14/03), o programa Endemias em Ação que reforçará os trabalhos de conscientização e combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue e a chikungunya, bem como a proliferação de escorpiões.

O lançamento aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), se reuniram antes de começar os trabalhos.

O secretário municipal de Saúde, Rogerio Taveira, destacou que a ação se inicia em conjunto com a do programa “Prefeitura Trabalhando Para Você e Pelo Futuro de Trindade”, em que equipes de servidores trabalham nas frentes de serviços diariamente, fazem a limpeza das ruas da cidade, com roçagem e retirada de entulhos.

Enquanto isso, os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias podem ter acesso a residências de moradores para identificar focos do Aedes aegypti e presença de animais peçonhentos, como os escorpiões.

“Com as ações que o prefeito realiza na limpeza, na reformulação de todo o trabalho de infraestrutura, a saúde vai entrar também no combate com os ACS e ACE para que a gente diminua o índice de infestação e, automaticamente, o contágio pelo vírus da dengue”, pontou o secretário de Saúde.

Ainda segundo Taveira, os números de casos de dengue aumentaram “em todo o estado, talvez em todo o Brasil, nesse ano que passou”. A partir de julho do ano passado os índices cresceram a cada dia.

“Todo mundo ficou preocupado com a Covid-19, e deixamos, muitas vezes, os quintais sujos”, pontuou Rogério Taveira. “Só que agora as coisas estão se invertendo. Não que a gente esqueça da Covid-19, mas que dê muita atenção para a dengue e chikungunya também”, afirmou.

Um paciente com essas doenças pode ficar internado, precisar de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, em alguns casos, podem levar à morte.

O presidente do Gabinete de Operações de Emergência (GOE), Cristiano Galindo, também coordenador do programa “Prefeitura Trabalhando Para Você e Pelo Futuro de Trindade”, pontuou que para combater essas endemias é necessário a colaboração de toda população.

“Esse é o momento do ano em que realmente os casos de dengue crescem bastante, então nós pedimos a você morador que tome providencias, limpe o seu quintal, não deixe nada que possa acumular água para facilitar o trabalho dos agentes de endemias, para a gente consiga reduzir os números cada vez mais rápido”, reforçou Cristiano Galindo.

Já o diretor de Vigilância em Saúde, Leonardo Izidório, diz que os agentes vão estar identificados para que possam entrar nas casas das pessoas, mas para reforçar isso a prefeitura desenvolveu uma nova camiseta para a Endemias em Ação.

 

“Os agentes têm aquela bolsa característica, eles sabem se identificar, mas para reforçar isso nós desenvolvemos uma camiseta para representar esse momento. A população não precisa ter medo, nosso agente estará identificado”, afirmou Izidório.

O diretor de Vigilância em Saúde faz o apelo: “Auxilie esse agente, acompanhe ele pelo seu quintal para que a gente consiga eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti”, disse.

Os telefones para denúncias de foco do mosquito Aedes aegypti ou de outros tipos de animais peçonhentos são: 3506-7066 ou 3506-1629 - Departamento de Combate a Endemias.