Artigos

A era dos Don Juan´s Virtuais!

Como Derrubar a Máscara de um Farsante

Artigos - A era dos Don Juan´s Virtuais!
Publicado em 14/08/2018

Conta à lenda que Don Juan seduziu uma jovem moça de família nobre da Espanha, posteriormente enlouquecido assassinou o pai da moça. Os significados das lendas variam de acordo com as opiniões sobre o caráter de Don Juan. De acordo com uns, era um mulherengo barato, concupiscente, cruel sedutor que buscava apenas a conquista e o sexo. Outros defendem que ele amava as mulheres que conquistava, e que era verdadeiramente capaz de encontrar a beleza interior da mulher.

Na era da internet, criminosos fazem um negativo proveito do arquétipo de Don Juan, usando fotos de belos homens tentam seduzir o máximo de mulheres possíveis, não apenas pelo prazer de provar sua masculinidade ou para encontrar a beleza no interior das mulheres, mas para aplicar golpes. Os Don Juan´s virtuais são conhecidos como Scammers – perfis falsos em redes sociais que têm como  meta seduzir pessoas e aplicar golpes financeiros – afetando muitas mulheres pelo mundo. No Brasil segundo um levantamento do Alerta na Rede, canal de denúncia de crimes digitais, do total de vítimas que denunciaram esse tipo de golpe entre outubro de 2016 e dezembro de 2017, 88% eram mulheres e 12% homens e, segundo o dfndr lab, laboratório especializado no combate ao cibercrime, apenas nos primeiros dois meses de 2018, foram identificados cerca de 60 perfis falsos de scammers que tinham como alvo o público feminino.

Os golpistas começam analisando os perfis de suas prováveis presas, onde a categoria predileta são mulheres solitárias, divorciadas e viúvas. Muitos golpistas se passam por estrangeiros bem-sucedidos. A partir disso, é iniciado o contato em que passam a tentar conquistar a confiança, quase como uma lavagem cerebral diária. Enviam fotos, mensagens fofas e românticas com intuito de deixar a mulher cega de paixão. Quando percebem que podem aplicar o golpe, pedem dinheiro com alguma história esdrúxula, do tipo: “estou entre a vida e a morte e preciso de sua ajuda”.

Recentemente um perfil fake usando as fotos de um homem muito simpático alegando ser um francês, enviou-me convite para amizade no Facebook. Após adicioná-lo, ele puxou conversa, fiquei bastante intrigada com aquele estranho papo.  Pressenti que tinha algo terrível por trás das doces palavras do perfil chamado Jean Claude Obranna. 

Simulei que estava interessada. Ele foi enviando fotos e textos românticos, quando a conversa esquentou... Ele pediu meu email pessoal, questionei por quê? Ele inventou uma desculpa dizendo que muitas mulheres o estavam assediando, então queria conversar com uma mulher especial. Fui dando espaço ao golpista para conhecer a estratégia dele. Depois de textos sedutores da parte dele, tais como: “sou um viúvo solitário, pai de dois lindos meninos gêmeos, tenho uma casa em Portugal para férias, vendo carros caros, moro na França e minha origem é Portuguesa”. De acordo com ele estava cansado de mulheres ambiciosas que só queriam o seu dinheiro. O tempo todo ele ostentava uma boa situação financeira e dizia que sonhava em encontrar sua “alma gêmea”.

Depois de ouvir todas as histórias absurdas, resolvi pedir para ele ligar a web cam ou fazer uma chamada de vídeo no celular. Foi então que o Don Juan de meia tigela deixou cair à máscara. Ficou nervoso, inventou mentiras que tinha compromissos e estava muito triste comigo por ter duvidado do caráter dele. Que era um homem sério, e eu estava sendo ingrata. Fez um discurso dramático tentando me convencer de não pedir para vê-lo. Continuei insistindo que só prosseguiria a conversa o vendo em tempo real no vídeo. Então ele parou de falar e desapareceu. 

Por ser jornalista conheço alguns meios de identificar perfis fakes foi então que descobri o verdadeiro proprietário das fotos. Um Italiano chamado Massimiliano Titone, profissional do setor de Educação. Alegre, espontâneo, bonito, sempre de bem com vida e aparentando ser um homem afetuoso e inteligente em seu facebook /instagram, viu sua vida mudar da noite para o dia; Quando ele descobriu que as quadrilhas usavam suas fotos como iscas para enganar mulheres em vários países do mundo. Massimiliano têm dois netinhos onde aparece com eles em muitas fotos, as fotos com as crianças também foram exploradas pelos scammers. 

Massimiliano viu suas fotos ao lado dos netos, sendo usadas em milhares de perfis com nomes variados por todo o mundo. Ele Procurou a polícia diversas vezes, porém, chegar a esses criminosos é muito difícil. Estima-se que eles atuam em sua maioria na Nigéria, Costa do Marfim, Gana, entre outros países. Portanto ao se deparar com fotos de Massimiliano ou de outros estrangeiros: não tenha medo de denunciar os perfis e registrar na Polícia se necessário. Ajude pessoas inocentes como o orientador de Educação Titone que viu suas fotos roubadas e passou por um verdadeiro inferno, com perseguições e ameaças por conta de ser um homem fotogênico. Colabore com mulheres que acabam perdendo um tempo precioso de suas vidas sendo enganadas e até perdendo dinheiro com esses golpes. 

Segue algumas dicas preciosas para lidar com Scammers:

•    Desconfie da aproximação de pessoas desconhecidas na internet
•    Tenha um antivírus que detecta scammers
•    Tome cuidado com usuários que alegam ser estrangeiros
•    Peça que a conversa seja por vídeo
•    Cuidado com o compartilhamento de suas informações
•    Ao enviar fotos íntimas, nuas, eles podem chantagear as vítimas dizendo que espalharão as fotos pela rede.

Você também pode:

•    Registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.)
•    Procurar um advogado.
•    Falar abertamente sobre o assunto. Não fortaleça a impunidade. Por isso, não se cale.

Sandra Hans é jornalista 

Mais Lidas