Política

Propostas de José Eliton: mestrado profissional para professores e Fila Nunca Mais na Saúde são apresentados por Raquel Teixeira em Mineiros

Princípio democrático adotado para a escolha da chapa majoritária, que conta com dois homens e duas mulheres, foi um dos temas do encontro com a candidata a vice-governadora

Política - Propostas de José Eliton: mestrado profissional para professores e Fila Nunca Mais na Saúde são apresentados por Raquel Teixeira em Mineiros
Publicado em 29/08/2018

Com a participação predominantemente feminina, a candidata a vice-governadora Raquel Teixeira, na chapa do governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, apresentou durante reunião em Mineiros, na noite desta terça-feira (28/8), propostas do plano de governo do candidato à reeleição, Zé Eliton. Um dos pontos mais defendidos foi o princípio democrático adotado para a escolha da chapa majoritária, que conta com dois homens e duas mulheres.

"Onde Zé Eliton vai ele fala: 'professora Raquel e eu vamos comandar o Estado de Goiás'. Em momento algum ele se coloca como o governador e a vice. Ele me trata de igual para igual. Isso é sinal de modernidade e de respeito", disse a candidata, sob aplausos. "Qual outra chapa teve coragem de dividir o espaço e o poder com a mulher? Nenhuma", completou.

Anfitriã da reunião, a professora Vera Lúcia frisou que, muito além da presença feminina, a chapa liderada por Zé Eliton ganha ainda mais a admiração das pessoas por ter a presença de uma educadora. "Essa é a chapa que precisa ser eleita, porque ela tem o olhar para todas as direções e a maior delas é a educação. É aí que surge a justiça social".

Coordenador regional de Mineiros, o professor Gilson ressaltou a transformação que a Educação em Goiás viveu nos últimos anos sob a gestão do ex-governador Marconi Perillo e do governador Zé Eliton, e com Raquel Teixeira à frente da Secretaria de Educação. "Hoje entro nas escolas de cabeça erguida e com muito orgulho. Estamos recebendo em dia, e com o piso salarial sendo respeitado. A Educação agradece o empenho de vocês e quer ver essa chapa eleita ".

Raquel agradeceu o apoio em nome do governador Zé Eliton e apresentou, de forma resumida, as propostas da Coligação Goiás Avança Mais nas diversas áreas, especialmente para a educação. Ela garantiu a permanência de projetos populares como o Renda Cidadã, o Cheque Mais Moradia e o Vapt Vupt. Na saúde, disse que o projeto Fila Nunca Mais será um avanço na assistência e na Educação garantiu a continua valorização dos profissionais da educação, mantendo os direitos do Plano de Carreiras e a realização de concursos públicos para diversas carreiras da educação, sendo que já em 2018 ano será realizado um concurso para as áreas de artes e humanas.

Falou ainda sobre a implantação do Mestrado Profissional para todos os professores da educação básica, que significará um aumento de 40% nos rendimentos dos docentes. A Bolsa Permanência, segundo Raquel, será outra inovação “para incentivar a permanência e o sucesso dos jovens na sua trajetória escolar e em seus projetos de vida”. Outros programas como a  Bolsa Jovem Pesquisador e o Cidadão do Mundo, por meio do qual serão criados Centros de Línguas e o incentivo a intercâmbios para os estudantes da rede também foram apresentados.

Carinho

No fim da reunião, a professora Vera e seu esposo, Altonir, conduziram a candidata a vice-governadora até a sala da casa, onde há um armário cheio de objetos pessoais que são importantes para a família. Entre eles estavam três broches, distribuídos durante a primeira campanha política que Raquel Teixeira participou, em 2002, quando foi eleita deputada federal. "Sempre acreditamos na sua seriedade e no seu compromisso com o povo", agradeceu o casal.

Participaram do encontro em Mineiros cerca de 200 pessoas, entre elas a ex-prefeita Neiba Barcelos; o ex-prefeito Aderaldo Barcelos; o candidato a deputado estadual, o vereador Marcelo do Vale; além de outras lideranças políticas da região.