Trindade

Trindade supera metas e avança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Nota do município na Prova Brasil sai de 5.5, em 2015, para 5.7, em 2017, nos anos iniciais (5° ano), e supera a média projetada para 2017, que era de 5.6 (nacional e municipal) Nos anos finais (9° ano), Trindade alcança a média de 4.7 em 2017, e supera a média nacional projetada (4.3). Cresceu dois décimos na comparação com 2015 Prefeito Jânio Darrot comemora resultados positivos, parabeniza alunos, professores, diretores de escolas e dirigentes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Colhemos os frutos de 5 anos e oito meses de investimentos na qualidade do ensino”, diz Jânio anuncia que, nesse semestre, investirá R$ 3 milhões na rede municipal de ensino, construirá mais 26 novas salas de aulas e renovará a frota escolar

Trindade - Trindade supera metas e avança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Publicado em 05/09/2018

O prefeito Jânio Darrot comemora os resultados positivos obtidos por Trindade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgado pelo Ministério da Educação esta semana. A avaliação foi realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com base em questionários para alunos de todo o país. O estudo é realizado a cada dois anos.

A nota de Trindade na Prova Brasil saiu de 5.5, em 2015, para 5.7, em 2017, nos anos iniciais (5° ano), superando a média projetada para 2017, que era 5.6 (nacional e municipal). Os dados apontam um crescimento de dois décimos em comparação ao Ideb de 2015.

Já nos anos finais (9° ano), Trindade alcançou a média de 4.7 em 2017, superando a média nacional projetada (4.3). Cresceu dois décimos em comparação com a média de 2015.

O prefeito Jânio Darrot destaca o empenho de alunos, professores, diretores de escolas e dirigentes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Colhemos os frutos de 5 anos e oito meses de investimentos na qualidade do ensino”, disse ele.

O prefeito anuncia que, nesse semestre, investirá mais R$ 3 milhões na rede municipal de ensino, construirá mais 26 novas salas de aulas e renovará a frota escolar.

Jânio lembra que, quando assumiu a gestão, em 2013, a nota do Ideb nos anos iniciais (5° ano), era de 5,2 e, nos anos finais (9º ano), 4,2. Portanto, em ambos os cenários, saltou cinco décimos.

O prefeito agradeceu a equipe da Secretaria da Educação e Cultura nas pessoas do secretário João do Carmo e superintendente Magda Batista. Citou o trabalho de excelência realizado pela então secretária Eva Eny Junqueira. Ele fez questão de enaltecer cada servidor, com cumprimentos aos professores, diretores e gestores escolares que ajudaram e contribuíram para alcançar a meta.

Destaques
Nos anos iniciais os destaques nas notas do Ideb ficaram por conta das escolas municipais Cirandinha (6,5); José Felício Sobrinho (6,3); Dona Catu (6,3); Tabelião Augusto Costa (6,1); essa última obteve o maior crescimento percentual, pois em 2015, era 4.7 e em 2017, foi para 6,1. 

Ainda nessa categoria, as escolas municipais, Messias Bites Leão (6,0); João de Deus Guimarães (6,0); Dr. Alcides Albernaz de Oliveira (6,0); Padre Antão Jorge (5,9); Professora Selma Ferreira dos Santos (5,5), subiram, de 2015 para 2017, seis décimos.

Investimentos
“Levar educação de qualidade às nossas crianças e adolescentes é um dos nossos compromissos com os trindadenses”, afirma Jânio Darrot.

O secretário de Educação e Cultura, João do Carmo, agradece ao prefeito Jânio Darrot pelos inúmeros investimentos na educação. Ele destaca todo o trabalho da rede municipal de ensino. E diz que há muito ainda para alcançar em prol do ensino público de qualidade.

Ideb
O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) constitui um indicador da qualidade da educação no Brasil. Considera a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática obtida na Prova Brasil, avaliação aplicada aos alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, e na 3° série do Ensino Médio.
 

Galeria de Fotos