PREFEITURA DE TRINDADE REALIZA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PREFEITURA DE TRINDADE REALIZA 13ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Iniciativa discute Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é o modelo utilizado nos país para operacionalizar ações no setor. Encontro tem foco nas ações que devem ser desenvolvidas no país após pandemia de Covid-19. “Discutimos a reconstrução das políticas públicas que saem dos municípios até a união”, destaca secretária Gabriela Alves

A Prefeitura de Trindade realizou, nesta segunda-feira (19/06), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Centro de Convivência Vila Vida.

O encontro foi coordenado pela Secretaria de Assistência Social. O tema deste ano foi a “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos!”.

O Suas é o Sistema Único de Assistência Social, que é o modelo utilizado nos país para operacionalizar as ações no setor.

Foram convidados representantes da comunidade, ONGs, conselhos tutelares, além de representantes das secretarias de Saúde e Assistência Social.

A conferência teve foco nas ações que devem ser desenvolvidas no país após a pandemia de Covid-19. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Regina Marta Pereira Moraes, explicou a situação do país, após um período em que várias questões foram negligenciadas.

“Temos dados estatísticos de que a população entrou em uma área maior de vulnerabilidade. O Suas que queremos construir hoje é um que olhe para essas pessoas que estão à margem da sociedade. Que a gente possa trazer propostas que respondam a essas necessidades”, afirma Regina Marta Pereira Moraes.

A secretária de Assistência Social, Gabriela Alves, conhece a realidade do município e a necessidade de debater o Suas com frequência. “Discutimos a reconstrução das políticas públicas que saem dos municípios até a união. Esse é o momento que a comunidade tem para participar e contribuir com opiniões e demandas. Assim, podemos ter um serviço que atenda as demandas da melhor maneira possível”, pontua Gabriela.

O Conselho Nacional de Assistência Social tem conferências a cada dois anos. Os municípios realizam e repassam os dados para o Estado que, por sua vez, envia para a União. A partir daí são elaboradas novas diretrizes que deverão ser seguidas.

A assistente social Amanda Lima faz parte do Programa Criança Feliz em Trindade, conhece muito bem a realidade do dia a dia e a necessidade das conferências para os profissionais.

“As conferências fazem com que a gente receba mais informações, e isso possibilita atender ainda melhor as pessoas que nos procuram. Trabalho com crianças, mas as mães, de certa forma, também são beneficiadas, e tudo isso aqui acrescenta conhecimento”, conclui Amanda Lima.