PREFEITURA DE TRINDADE REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE FESTAS DE CARNAVAL ATÉ 05 DE MARÇO

PREFEITURA DE TRINDADE REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE FESTAS DE CARNAVAL ATÉ 05 DE MARÇO

“A secretaria está de parabéns por esta forma de valorizar nossa cultura, nossa arte, nossas raízes”, afirmou Marden Júnior. Ele destacou que a exposição foi uma forma de resgatar a celebração do Carnaval, “revivendo o passado tal como as famílias faziam nos carnavais, com a esperança de, em breve, poder festejar novamente como antes”

A Prefeitura de Trindade, por iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura, abriu nesta sexta-feira (25/02), uma exposição sobre festas de Carnaval realizadas nas ruas, residências e nos clubes de Trindade antes de 2020.

A exposição Revivendo o Carnaval de Trindade foi aberta pelo Prefeito Marden Júnior como forma de lembrar a data, sem realizar festejos abertos, tudo por causa da pandemia de Covid-19.

 

A exposição foi montada no Museu da Memória de Trindade pelo esforço da equipe da Secretaria de Turismo e Cultura que captou junto aos moradores mais antigos fotos de diferentes tamanhos, inclusive monóculos, de carnavais bem antigos.

Quem visitar a mostra poderá tirar fotos dos artigos expostos, tais como máscaras venezianas, painéis fotográficos, fantasias de carnaval, sombrinhas de frevo, entre outros itens típicos da grande festa nacional.

“A secretaria está de parabéns por esta forma de valorizar nossa cultura, nossa arte, nossas raízes”, afirmou Marden Júnior. Ele destacou que a exposição foi uma forma de resgatar a celebração do Carnaval, “revivendo o passado tal como as famílias faziam nos carnavais, com a esperança de, em breve, poder festejar novamente como antes”.

Warley Lopes, secretário de Turismo e Cultura convidou a população para conhecer as peças exibidas e assistir um vídeo do Carnaval de 1987, gravado em um dos clubes de Trindade. Além do vídeo, discos de marchinhas carnavalescas também fazem parte da exposição.

“De forma responsável, sem eventos públicos em respeito às recomendações da Vigilância em Saúde, encontramos uma forma carinhosa e simples de reviver o Carnaval com a ajuda das famílias trindadenses”, contou Warley Lopes.

 

A vereadora Márcia do Edmilson foi uma das colaboradoras que cederam objetos e fotos para a exposição, além de mobilizar amigas e parentes para revirarem seus acervos pessoais com a mesma finalidade. “Me senti em casa quando cheguei e ouvi as músicas de Carnaval do meu tempo de adolescente”, brincava ela.

 

Vários secretários municipais e assessores da Prefeitura também prestigiaram a abertura da exposição em meio a confetes e purpurina espalhados pelo recinto.

Serviço

A exposição está aberta ao público até sábado (05/03) no Museu da Memória de Trindade, na rua 16 de julho esquina com Avenida Major Manoel Alves, na Vila Augusto. O Museu funciona no meio da semana das 8h às 12h e das 14h às 17h, e nos sábados e domingos das 8h às 12h. Na segunda e terça-feira de Carnaval estará fechado.