PREFEITURA DE TRINDADE LANÇA TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO ESCOLA NO PARQUE

PREFEITURA DE TRINDADE LANÇA TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO ESCOLA NO PARQUE

Lançamento acontece no Parque Municipal Maria Pires Perillo, local onde aulas teóricas e práticas são realizadas. Evento tem presença do vice-prefeito, Alcione Acácio, que parabeniza alunos e equipe que desenvolvem projeto.

A Prefeitura de Trindade lançou nesta quinta-feira (22/02), a 3ª edição do Projeto Escola no Parque, por meio de parcerias entre secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação.

O lançamento aconteceu no Parque Municipal Maria Pires Perillo, local onde as aulas teóricas e práticas são realizadas. O evento contou com a presença do vice-prefeito, Alcione Acácio, que parabenizou os alunos e a equipe que desenvolve o projeto. 

“A Prefeitura de Trindade conscientiza nossas crianças, e isso nos traz muita alegria. Reconhecemos os danos que o desmatamento causa à natureza. O aprendizado precoce certamente influenciará positivamente suas vidas adultas e contribuirá para um futuro melhor”, afirma Alcione Acácio.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Badur, pontuou que a Sema encara esse projeto como um dos mais importantes da pasta. “Todas as crianças das escolas municipais estão envolvidas. Conhecem o Bioma Cerrado. Contamos com o apoio dos diretores, coordenadores, professores e, principalmente, do secretário Sérgio Sanches”, pontua. 

As crianças vão ao parque durante um período do horário letivo. Todas as turmas de 3º ano das escolas municipais participam. O projeto começou no início da gestão. Durante a pandemia, aconteceu por meio do ensino a distância. Hoje é presencial. 

De acordo com o secretário Badur, os alunos têm uma aula teórica e uma prática. Caminham pelo parque, conhecem o Bioma, as árvores e os animais. 

O Parque Maria Pires Perillo abriga animais da própria fauna do Cerrado. As árvores que não fazem parte do Bioma, foram retiradas e substituídas. 

O parque abriga pássaros raros como urutaus, ariranhas que moram nos lagos, dois casais de cachorro do mato que vivem na parte de mata fechada e oito casais de araras. 

“Isso aqui é um parque de contemplação, para as pessoas virem e apreciarem a beleza da fauna e da flora do Cerrado. Convocamos todos a ajudar na preservação”, destaca Roberto Badur.

Para o secretário de Educação, Sérgio Sanches, o município colhe frutos importantes das ações de conscientização. “O processo de condicionamento desse conhecimento na mente das crianças, na memória delas, faz com que repliquem e multipliquem para toda a sociedade. É o que nós precisamos: educação de qualidade e conscientização sobre nosso meio ambiente”, ressalta. 

“Aprendi muita coisa sobre o meio ambiente, que é muito importante para a nossa sobrevivência no planeta Terra. Aprendi que não devemos desmatar, e sim plantar”, destaca o aluno Tales Viana, de nove anos, da Escola Municipal Selma Ferreira dos Santos.