POR DETERMINAÇÃO DO PREFEITO MARDEN JÚNIOR, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, SÉRGIO SANCHES REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TRINDADE. OBJETIVO É FORTALECER PROTAGONISMO DOS ALUNOS PARA FORMAR ADULTOS COM AUTONOMIA E COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

POR DETERMINAÇÃO DO PREFEITO MARDEN JÚNIOR, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, SÉRGIO SANCHES REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TRINDADE. OBJETIVO É FORTALECER PROTAGONISMO DOS ALUNOS PARA FORMAR ADULTOS COM AUTONOMIA E COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

Mais de 80 pessoas estão participando. Coordenadores vão orientar professores da rede a tratar de temas próprios das comunidades locais, tais como quilombolas, ciganas ou indígenas, por exemplo. Isto ajuda na identificação da própria representatividade dos alunos. Exatamente por isso, entre os temas tratados no encontro esteve a história e a cultura afro-brasileira e indígena

Está acontecendo nesta quarta-feira (23/02) o segundo Encontro de Formação de Coordenadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais de Trindade. O foco da Secretaria Municipal de Educação é fortalecer o protagonismo dos alunos da rede para formar adultos com autonomia e competência socioemocional.

Mais de 80 profissionais estão participando em dois períodos. Está agendada para o transcorrer de 2022 a realização de seis encontros de formação destes, salienta a coordenadora para o Ensino Fundamental e de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação, Cínthia Oliveira Santos Ribeiro.

Segundo ela, o trabalho vai ser centralizado na formação dos educadores para que o protagonismo dos seus alunos seja considerado desde o planejamento das aulas para crianças menores, da Educação Infantil, até quando forem adultos do EJA, por exemplo.

Desta forma, tratar de temas próprios das comunidades locais, tais como quilombolas, ciganas ou indígenas, por exemplo, ajuda na identificação da própria representatividade dos alunos. Exatamente por isso, entre os temas tratados no encontro esteve a história e a cultura afro-brasileira e indígena.

O evento foi aberto justamente com uma apresentação que materializa este foco. Convidada especial, a professora da rede municipal de Goiânia, Marilza Pereira de Souza (foto abaixo), fez uma “contação de história”, interpretando com apoio de instrumentos musicais típicos, a trajetória da princesa e guerreira africana Alafiá, do Reino de Daomé (Benin – África).

De acordo com Cínthia, ao trazer o aluno para o centro, fortalecendo seus temas como foco da escola, o ensino contribui para que este aluno entenda melhor seu próprio contexto, agindo com protagonismo nele.

Na formação, explica ela, o que se faz é descentralizar as orientações, partindo dos coordenadores para os professores nas unidades de ensino. O encontro desta vez está acontecendo no auditório do Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira da Silva.

Em janeiro, houve o primeiro encontro de formação de 2022, no Cmei Dagmar Reis, no Jardim Marista. Na oportunidade o foco estava nos indicadores de qualidade do ensino e nas metas para o ano.